Blog

O que esperar da Python Brasil[12]?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A 12ª conferência brasileira da comunidade Python chega a Florianópolis em Outubro, serão 6 dias intensos com Tutoriais, Palestras, Sprints e networking.

A Python Brasil[12] vai reunir entre os dias 13 a 18 de Outubro, no Centro Sul / Florianópolis-SC, desenvolvedores(as), grupos de usuários, empresas e pessoas interessadas em conhecer e divulgar a linguagem de programação.

O público é realmente diverso e vem crescendo a cada ano, estudantes, educadores, ativistas, cientistas e empreendedores participam das edições do evento. A agenda é construída junto com a comunidade. Desde o convite aos magistrais à escolha das palestras, sprints e tutoriais submetidos pela comunidade.

 

Keynotes e Palestras da Comunidade

 

Keynotes nacionais e internacionais vão contribuir trocando ideias e experiências no desenvolvimento com a linguagem Python e seu ecossistema. Nesta edição, Naomi Ceder (autora do Livro Quick Python e membra do Conselho de administração da Python Software Foundation), Russel Keith-magee (Core team do Django e ex-presidente da Django Software Foundation), Sergio Oliveira (co-fundador da Associação Python Brasil e CTO da Crave Food Services) e Sam Agnew (Desenvolvedor evangelista na Twilio e da comunidade Python Nova York e Boston).

Em toda edição também tem Keynote sobre outra linguagem/tecnologia para que a comunidade Python possa conhecer e estar por dentro de outros ambientes. Na Python Brasil [12] a Hanneli Tavante (Desenvolvedora e adora aprender novas linguagens) trará a linguagem Rust.

Três dias do evento serão dedicados às apresentações de palestras por desenvolvedoras(es) renomados da comunidade que vão mostrar como a linguagem Python tem sido utilizada em áreas como Big Data, Machine Learning, Servidores, IoT, Ensino, Performance, Segurança, Concorrência, Computação Científica. Além destes, temas como comunidade, empoderamento feminino e carreira estão na agenda.

O perfil dos palestrantes também é diversificado e todos tem sido essenciais para o amadurecimento da conferência e da comunidade como um todo, não podemos deixar de citar alguns que vão estar por lá: Paula Grangeiro, Luciano Ramalho, Katia Nakamura, Fernando Massanori, Letícia Portella, Melissa Mendonça, Tarsis Azevedo, Vanessa Romankiv,  Henrique Bastos, Izabela Guerreiro, Gabriela Matos, Bruno Rocha, Débora Azevedo, Gustavo Carvalho, Juliana Karoline, Álvaro Justen.

Na conferência Python Brasil tem palestras relâmpagos (lightning talks)  e espaços abertos (open spaces). Saiba mais nesse vídeo do Álvaro Justen: https://www.youtube.com/watch?v=Q3Kgd1IirgM

 

Tutoriais e Sprints

 

Tutoriais são treinamentos de 2 a 8 horas totalmente gratuitos onde os participantes podem se tornar Jedi na linguagem Python. Temas de alguns tutoriais: Introdução a programação, Hackeando dados públicos, Open Source e ERP, APIS Rest, Git, Machine Learning, Coding Dojo, Django, Kanban, Jogos e Apache Cassandra.

Os Sprints é um dia dedicado a contribuir em projetos de software livre e no desenvolvimento de código. Na Python Brasil[12] alguns Sprints: mutirão para os portais Python Brasil e PyLadies Brasil, Biblioteca Rows, Projeto Spearkers Fight, Criação de wrapper e até fishbows e mesas de discussão sobre temas sugeridos na ocasião.

 

Diversidade e empoderamento feminino

 

As mulheres terão participação expressiva com recorde das edições anteriores ao contribuir com 30% das palestras e 17 palestrantes. Algo inédito na conferência e em grande parte dos eventos de tecnologia e inovação. Para concretizar esse marco a PyLadies Brasil criou uma campanha onde o público pode contribuir, as recompensas serão entregues na conferência ou enviadas pelo correio. Acesse aqui o Crowdfunding Pyladies na Python Brasil[12].

O trabalho da comunidade Python através das PyLadies e Workshop Django Girls tem sido responsável pelo aumento de espaço para mulheres, formação de líderes, programadoras e interessadas na linguagem. Com protagonismo as mulheres da comunidade tem difundido o ecossistema Python, engajado mulheres, promovendo eventos e atuando tanto no mercado como em pesquisa acadêmica.

A Python Brasil[12] vai receber o Workshop Django Girls Floripa como um de seus tutoriais. O foco do Workshop é apresentar as mulheres a linguagem Python e o Framework Django de forma acessível e estimulante. Não é necessário conhecimento prévio para participar, as incrições podem ser realizadas em: www.djangogirls.org/florianopolis/

Além do Django Girls, mais 3 tutoriais e 1 Sprint estão sendo organizados pela PyLadies e mulheres da comunidade Python.

 

Prêmio Dorneles Trémea

 

A premiação criada em 2011 pela Associação Python Brasil é concedida anualmente ao(s) membro(s) da comunidade Python brasileira para lembrar e homenagear as pessoas que mais se destacaram e contribuíram em projetos, divulgação da liguagem, empreendedorismo e entrega à comunidade, justamente as características marcantes de Dorneles Treméa que dá nome ao Prêmio.

Dorneles era presidente da Associação Python Brasil quando faleceu em um acidente de carro em 10 de fevereiro de 2011 - na época, com 31 anos.

 

Código de Conduta

 

O objetivo do documento é proteger todos os envolvidos na comunidade de danos e perigos morais durante a Conferência. Todos os participantes, palestrantes, patrocinadores e voluntários da Python Brasil[12] precisam concordar com este código de conduta. A Associação Python Brasil e os organizadores vão reforçar que este código seja seguido durante todo o evento. Dessa forma participantes estarão seguros de que assédio e discriminação (racial, sexista, política, religiosa, etc) não serão aceitos e caso ocorra serão identificados e medidas cabíveis serão tomadas. O Código de Conduta da Python Brasil está disponível no site do evento e no repositório: https://github.com/pythonbrasil/codigo-de-conduta

 

Mercado: Vagas, Desenvolvedoras(es) e Negócios

 

Onde estão as vagas de Python? Onde encontro desenvolvedoras(es) Python? O melhor lugar é na Python Brasil, tanto para encontrar vagas como pessoas que gostam de programar em Python, Software Livre e colaboração. E se o perfil é empreender ou parceria para tocar algum projeto (open source ou fechado) não tem problema. A Python Brasil é o celeiro onde temos contato com diversos perfis e ideias, contato direto com empresas e troca de experiência sobre como Python tem sido utilizado em seus produtos.

 

OktoberPython

 

A Python Brasil[12] também serve para a comunidade conhecer pessoalmente os evangelistas, desenvolvedores(as), escritores técnicos e figuras conhecidas do Python no Brasil. Se torna um momento de grandes encontros, confraternização e até conhecimento da cidade onde está ocorrendo o evento. Toda(o) Pythonista passa o ano inteiro esperado a conferência para encontrar colegas de comunidade e aproveitar o aspecto técnico, humano, networking e lazer que a Python Brasil proporciona.

As PyLadies, por exemplo, pretendem fazer um happy hour com as integrantes dos 21 grupos regionais e as demais mulheres que estiverem na conferência.

Há também a chopada PythoktoberFest 2016 que vai celebrar mais um evento nacional da comunidade Python Brasileira com uma receita de cerveja artesanal com receita livre, FreeBeer. O organizador Ramiro Batista criou um financiamento coletivo: https://www.catarse.me/pythoktoberfest

Além dos pontos turísticos de Floripa, o Oktoberfest é mais um dos atrativos que os Pythonistas poderão aproveitar durante sua estadia no Estado de Santa Catarina.  O Festival  é a maior festa Alemã no Brasil e faz parte da programação cultural praticamente durante todo o mês de Outubro.

A organização da Python Brasil[12] está junto a uma agência de turismo promovendo o translado para os Pythonista no término da conferência, saiba mais no Blog: http://blog.pythonbrasil.org.br/partiu-oktoberfest-blumenau.html

E não menos importante, haverá troca de brindes \õ/ Vai ser o maior escambo da comunidade Python durante o primeiro dia da Python Brasil[12]!

As comunidades participantes poderão expor seus brindes e barganhar trocas com membros de outras comunidades, no hall de entrada do CentroSul. Saiba mais em: http://blog.pythonbrasil.org.br/troca-de-brindes-entre-comunidades.html

 

Expediente: Python Brasil[12]

Data/Local: 13 a 18 de Outubro / Centro de Convenções - Centro Sul / Florianópolis-SC

Inscrições: www.2016.pythonbrasil.org.br/

Inscrições de Caravana: http://blog.pythonbrasil.org.br/caravanas.html

Programação: www.2016.pythonbrasil.org.br/#schedule

- Tutoriais: 13 e 14/10

- Palestras: 15, 16 e 17/10

- Sprints: 18/10

A PythonBrasil 2016 é organizada pela Comunidade Python de Florianópolis/SC com ajuda da Apyb (Associação PythonBrasil). Conta com o patrocínio de grandes empresas e parceiros. Confira em: www.2016.pythonbrasil.org.br/#sponsors

 

Publicamos uma versão curta deste artigo no iMasters:  www.imasters.com.br/noticia/florianopolis-recebe-python-brasil12-neste-mes/



Lidiane Monteiro

Fundadora e Desenvolvedora do InspirAda na Computação. Desenvolvedora de Software na Fundaj e estudante de Lic. em Computação na UFRPE. Participa das comunidades PyLadies e Django Girls.Joga CS 1.6 e Mãe do cachorro Teddy.

 

© 2016 InspirAda na Computação. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com Software Livre <3

Search