Blog

Previous Next

1º Ilustra Plaza é sucesso: olhar de perto os que escrevem e desenham histórias

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Ilustra Plaza foi fantástico ao trazer quadrinistas, roteiristas, ilustradores e coloristas locais e nacionais para expor seus trabalhos e interagir com o público. 21 artistas estiveram reunidos nos dias 15 e 16 de Junho, no Plaza Shopping, em Casa Forte. A maioria participou da última edição da Comic Con Experience Tour Nordeste – CCXP e no Ilustra Plaza reencontraram seu público e também puderam ampliar contatos com curiosos e transeuntes do Shopping. O formato de Artists’ Alley favorece o contato e enquanto vendem quadrinhos e ilustrações também teve espaço para desenhar e agradar pedidos.

As produções continham diversas temáticas de forma que pode atender ao gosto variado do público.

Na temática Terror, "Sombras do Recife" trazendo o universo das lendas e mitos do folclore. A produção é da quadrinista Roberta Cirne, que também ilustrou "Fatos Perdidos de uma história desenhada", da Fundarpe, sobre a presença judaica em Pernambuco.

E também "Algumas assombrações do Recife Velho'', ilustrado por Téo Pinheiro. Trabalho lindo e o roteiro é adaptação do livro de Gilberto Freyre por André Balaio e Roberto Beltrão. Conta as Lendas urbanas, como Comadre Florzinha, Perna Cabeluda e Boca-de-Ouro, envolvendo o cenário do Recife.

Erika Ferreira, Ilustradora e Artist Game, expôs trabalhos primorosos de criação autoral e ilustrações que evidenciam grande destaque na variação do seu traço e harmonia das cores.

Nesse sentido, também estiveram trabalhos dos ilustradores Carlos Eduardo Cunha e Felipe Soares. Cada um ao seu estilo mostraram, entre outros desenhos belíssimos, os da Mulher Maravilha e Homem Aranha.

Destaque também para a presença e sessão de autógrafos do quadrinista pernambucano Thony Silas, que trabalha para Marvel e DC, e o roteirista Eron Vilar. Juntos produziram a HQ “A Noiva” que aborda a Revolução Pernambucana de 1917. A obra é a primeira de uma série com oito títulos que vai percorrer o Ciclo Revolucionário Pernambucano(1817-1848).

Spoiler: Thony Silas estará em Outubro fazendo um projeto muito bacana junto com o Nerd Café. Algo que todos devem ficar bem atento porque vem coisa maravilhosa por ai!

E ainda o roteirista Ary Santa Cruz e o ilustrador Luciano Félix, juntos fazem "Angúria" e a Webcomic Mistiras. A HQ Angúria coloca reflexão através da personagem Patrícia, que tem a maldição de ler os pensamentos negativos dos homens sobre as mulheres. A partir disso o roteiro se desenvolve com muita aventura e colocando a protagonista em conflitos internos, até que algo acontece e ela precisa desenvolver sororidade e lutar contra o machismo.

Entre os convidados do Ilustra Plaza também estiveram Clari Cabral, Eduardo Schoesser, Igor Tadeu, Glaydson Gomes, José Carlos Braga, Leo Santana, Lorde Jimmy, Milson Marins, Roger Vieira, Thony Silas, Silvio DB. No total foram 21 artistas, apenas 3 mulheres. Quem sabe nos próximos eventos a curadoria possam atentar para o fato de que artistas mulheres tem pouco espaço para mostrar seu trabalho. Elas existem, o público precisa conhecer e para isso a exposição é fundamental.

É impossível não reconhecer que os ares da Comic Con Experience (CCXP) ainda estão pairando sob a cultura geek do Recife. Na visita aos estandes aproveitamos para conversar com os artistas e trocar uma ideia com essa galera fera. E de fato o sentimento partilhado por todos é que a CCXP Tour de Abril agitou a cidade para mais visibilidade e incentivo aos trabalhos de ilustradores e roteiristas.

A primeira edição do Ilustra Plaza sem dúvidas faz parte desse resultado e já pode ser considerado uma iniciativa importantíssima para dar continuidade ao fortalecimento e difusão da produção cultural no nordeste.

© 2016 InspirAda na Computação. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com Software Livre <3

Search