Blog

Curso: Aprenda JavaScript para separar as responsabilidades do front-end e back-end

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Desenvolver projetos Web requer conhecimento em diversas linguagens e tecnologias. Durante a carreira é comum que o(a) desenvolvedor(a) escolha uma das áreas (Front-End ou Back-End) para focar, até obter fluência e buscar aprimorar a outra área.

Para desenvolvedores Back-End pode ser uma dor de cabeça aprender JavaScript do jeito certo, de forma que a arquitetura do projeto esteja organizada com as responsabilidades do Front-End separadas do Back-End.

Se você já passou por essa tensão, relaxa. Você não está sozinha(o). E justamente por termos pessoas com essa mesma demanda é que surgiu uma iniciativa fantástica no fórum do Welcome to the Django, puxada por Régis Silva e Eduardo Cuducos.

 

Vamos aprender JavaScript para separar responsabilidades

 

Eduardo Cuducos se dispôs a ensinar os conceitos da arquitetura, utilizando Vanilla JavaScript, sem focar em biblioteca ou framework específico. Dessa forma, será possível abordar e aprender em detalhes o que é responsabilidade do Front-End, do Back-End e como codificar respeitando essa divisão.

O aprendizado de JavaScript puro será através da implementação dessa arquitetura no desenvolvimento de um aplicativo para Gerenciamento de Contatos.

Essa estrutura do curso permite que, posteriormente, você implemente a arquitetura utilizando o framework que desejar (React, Angular, Vue, ...; Django, Rails, Laravel, Express, ...). A ideia é compreender de forma “raiz” os princípios, arquitetura e JavaScript.

 

Start, vem aprender

 

De forma geral, não há pré-requisito. O foco do curso é escrever JavaScript básico, ir não baby steps para quem não sabe ir progredindo. Conhecimento na sintaxe de linguagens como Python e C podem facilitar aprender a do JavaScript.

O Back-End do projeto é com Django, mas você não precisa ter conhecimento prévio para conseguir acompanhar. O foco do curso é na arquitetura do projeto e JavaScript. E sempre que necessário o professor estará explicando o Back-End. Porém, caso deseje ter uma imersão básica em Django recomendo fazer o tutorial Django Girls.

O projeto base do sistema de Gerenciamento de Contatos está disponível no repositório do curso . Assim, vamos acompanhando e praticando os códigos implementados na aula. Em caso de dúvidas posteriores, pode abri issue no repositório.

O roteiro do Curso: 

  1. Criar um aplicativo com Django que gerencie uma agenda telefônica
  2. Essa app não vai ter nenhuma view que retorne HTML, só JSON:
    1. Uma view para listar todos os contatos
    2. Uma view que dê os detalhes de um contato
    3. Uma view para criar um novo contato
    4. Uma view para editar um contato existente
  3. O front-end vai ser um SPA (single page application), independente do Django, onde pode fazer quatro coisas:
    1. Ao carregar, ele carrega uma lista de contato
    2. Ao clicar em Novo , adiciona contato
    3. Ao clicar em um contato, mostre os detalhes do contato
    4. Ao clicar em Editar, podemos editar os dados do contato

As aulas já começaram e você pode conferir a primeira em:  Aula 1- Parte 1 , Aula 1 - Parte 2 .

 

Precisamos de você por continuar!

 

O curso nasceu dentro da comunidade, para comunidade e precisa ser mantido pela comunidade. Sem isso é inviável Cuducos dispor de tempo para dar aulas, pois estará dedicado a outros projetos.

À medida que forem acontecendo as doações, aulas vão sendo realizadas dia de sábado no estilo codificação ao vivo. As gravações ficarão disponíveis no YouTube. Quanto mais doações, mais horas de aula. A cada R$ 250 arrecadados ocorre 1h de aula. Se acabar o escopo e não tiver mais assunto, a sobra do dinheiro vai ser do Paiol. 

  

Como doar

As doações não têm valor mínimo e você pode fazer diretamente com Cuducos. Nessa planilha pode acompanhar a prestação de contas das doações .

Você pode doar qualquer quantia para as contas:

  1. Via Bitcoin para 1LCgFxazyQ5ERhefwVHr93EyHV8vBY17SR
  2. Via TED ou Transferência para Nu Pagamentos (0260), Agência 0001, Conta 8064296-7, Eduardo Vicente Gonçalves. 
  3. Via TED, DOC ou Transferência para Banco do Brasil, Agência 3034-1, Conta corrente 2010-9, Eduardo Vicente Gonçalves.
  4. Informe (pode ser anônimo) nesse formulário e valor da contribuição.



Lidiane Monteiro

Fundadora e Desenvolvedora do InspirAda na Computação. Desenvolvedora de Software na Fundaj e estudante de Lic. em Computação na UFRPE. Participa das comunidades PyLadies e Django Girls.Joga CS 1.6 e Mãe do cachorro Teddy.

© 2016 InspirAda na Computação. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com Software Livre <3

Search